LORENZETTI nasceu em 2oo4 em http://lorenzetti.blogspot.com Lorenzetti está fora de Portugal e daí a fraca actualização do LorenzettiCome, que cobre apenas Portugal.

Lorenzetti

↑ Grab this Headline Animator

Thursday, July 20, 2006

Não há 'como' ser claro:


Para poupar dinheiro, decidimos que o staff de bar teria de trabalhar a dobrar e por isso também servem às mesas.

De notar que o staff não faz parte do menu- regular (não estando por isso incluido na opção "All You Can Eat" (ao contrário dos rumores postos a circular por certas revistas da especialidade), mas única e exclusivamente do "Take-Away Menu"


Do Rock'nSushi, que já recomendámos antes.

Thursday, July 13, 2006

Luca


Luca é um restaurante de Lisboa.

Um razoável restaurante italiano, com uma certa adaptação aos gostos dos Portugueses e fugindo um pouco à ideia de que em Itália só se come pasta: ideia de maus restaurantes italianos e de consumidores pouco conscientes ou, simplesmente, com características que L. ignora.

L. sabe, no entanto, que o Luca is well worth the visit, e faz várias, porque dá jeito aos almoços.

O Luca deve o seu nome a um dos [?] sócios, o único [?] que está em Portugal e trabalha diariamente no restaurante. É, digamos, o gestor omnipresente.

Abriu há uns bons meses e L. já pode falar dele [o restaurante...] com mais solidez.

L. continua a ser fã da cozinha [coisa rara, pasme-se, nos restaurantes dos últimso tempos que, sendo muitas vezes 'giríssimos', têm serviço péssimo e comida a condizer].

É cozinha correcta, imaginativa, não minimalista, consistente. Serve todos os sentidos: não espanta a vista [pelo menos de desagrado], não espanta o palato [idem], nem a fome grandiosa !

Outro must é o preço. É muito barato [ou serão os outros caros?] para a qualidade da comida. E usemos a palavra comida: é disso que se trata - é um restaurante onde se come bem. Sem grandes voos [não seria um restaurante para jantar, sobretudo fora do 'normal'], mas muito bem.

O ponto mau, diremos mesmo, mesmo mau é conseguir lugar calmamente ou ver cumprida a reserva ao almoço. É o caos. É bom porque dada a dimensão da sala e bom aproveitamento do espaço, os lisboetas [ou alguns, mas ainda um número simpático] andam a comer bem. É mau porque se espera, o que num restaurante é fatal, sobretudo ao almoço [hora de pressas, onde à fome soma o stress] e das duas uma: ou se aceitam reservas ou não. E ou se diz às pessoas que o tempo de espera é rápido ou não. Se aceitam reservas, estas têm de ser cumpridas. Se não aceitam [e muitos restaurantes optam por isso ao almoço, pelo menos] o cliente que quiser espera, mas tem direito a ter uma expectativa de tempo previsto...

Isto não tem sido cumprido, ou então L. tem tido [muito e muitas vezes] azar. Neste caso dá pena, porque a comida é boa. L. espera pois não ter de fazer como no caso do Café 3, onde deixou de ir, porque ficou com reservas penduradas e onde a espera é caótica, para cozinha não extraordinária. Isto ao almoço de semana, então, é morte certa. A não ser para quem apareça às 12h ou às 16h ou seja 'hiperamigo' de alguém... Enfim, L. deixou-o para último recurso e nunca ao almoço de semana.

Mas não gostaria que sucedesse isso com o Luca: ORIENTEM-SE!

E quanto a quem lê e não tem nada a ver com isto: visitem o Luca, vale mesmo a pena. É que cumpre o mito: sem ser nada luxuoso, é confortável q.b., sem ser Michelin, a comida é óptima e sem ser senha refeição, os preços são bem amigos.

Ala.

[ 21 315 02 12 ]

Sunday, July 09, 2006

Quando um dos nossos spots fecha,


sentimo-nos velhos, impotentes e vazios.

Assim aconteceu com o JAZZANOVA, em Madrid. Já falámos dele, aqui, há precisamente 2 anos.

Agora, L. já não se poderá sentar calmamente em plena charutada entre as paredes 'forradas' a xisto de cima a baixo e a ouvir o som do grande Andy Rourke [também ele charutador e com vontade de vir tocar a Lisboa].

O Jazzanova ficava no número 8 do Paseo de la Castellana, vulgo Castellana, a Avenida da Liberdade lá do sítio ou, para os fashion-victims, a 'Quinta Avenida' de Madrid.

Agora o Jazzanova [que se dividia em bar e restaurante e era dos poucos bares não necessariamente high-end -- mas com equipa de Polo! -- com serviço de estacionamento [para os fashion victims... VALLET PARKING!] é um restaurante, seulement.

Para os interessados [fashion victims?? :) ] [L. não foi, logo não comenta], chama-se Castellana 8.

Há coisas que dão pena. Agora só resta o cartão, num cartanho sóbrio, riscado por um Jazzanova em prateado em lettering muito clean, com um 'O' em formato de disco, que se repete, aí a solo, no centro da contracapa.

L. acaba de fechá-lo. Irá guardá-lo com o carinho de quem tem recordações. Enquanto as tiver o Jazzanova existe. E enquanto isso acontecer há esperança de duas outras coisas: encontrar um semelhante ou fundar um.

Tuesday, July 04, 2006

Um Indiano 'Sloane'


Da Califórnia às Maurícias, passando claro por Londres e Nova Deli e ainda pela assistência que dá aos pratos que desfilam nos voos Business da BA, Vineet Bhatia é o primeiro indiano a receber uma estrela Michelin.

Fica o contacto da sua 'sede':

10 Lincoln St.
Sloane Sq.
T. 020 7225 1881