LORENZETTI nasceu em 2oo4 em http://lorenzetti.blogspot.com Lorenzetti está fora de Portugal e daí a fraca actualização do LorenzettiCome, que cobre apenas Portugal.

Lorenzetti

↑ Grab this Headline Animator

Friday, September 28, 2007

Gin.




Bosford é o mais fraco dos famosos [nem vamos pensar no Beefeater ou no BOLS, óptimos para quem vende, porque são baratos para comprar e vendem-se caro que todos compram, sem ligar, e pedindo apenas um 'gin'...].

Depois vem, claro, o Gordon's, 'by appointment' de Buckingham, com nova imagem, e o agora em voga Bombay Sapphire, meu vizinho em Londres e com porteiros de ar bem duvidoso.



Em poupança, escolheria o Gordon's, o primeiro [e ainda aceitável] gin seco tipo Londres.

Mas em regra, como os mais comuns, porque não o Tanqueray e o Plymouth?

A diferença é clara: basta ver o grau alcoólico. Sendo mais elevado, significa, em regra, que está mais próximo do original, uma vez que da produção de gin, tal como de vodka ou whisky, por exemplo, resulta sempre algo bem forte... que é depois 'aguado', diluído, sabe-se lá em que água. Quando é vendido mais 'forte', chamam-lhe 'Premium' [como se não devesse ser sempre assim!].

Mais vale comprá-lo forte, original, e diluir em casa, se quisermos, com gelo ou outra coisa qualquer.

Contrariamente aos gin mainstream [sem que o Tanqueray ou o Plymouth sejam dificílimos de encontrar ou muito mais caros, que não são!], que têm uns 40% de álcool, e que podem ter até uns míseros 37,5%. Quando um bodka de qualidade pode chegar aos 60%.

O Tanqueray, gin, pode ser clássico ou Rangpur, este último destilado com lima de Rangpur [a botânica está 'muy de moda'], ou o genial Number Ten, destilado quatro vezes [quase faz lembrar os Cohiba vs. outros charutos] -- o Bombay é destilado duas -- com aromas cítricos: lima, laranja e toranja. Tem uns 47,3% [o Ten], quase mais 10% do que o valor mínimo para gin na Europa.



O Plymouth é, segundo creio, o único gin com certificação de controlo de origem. Na origem, tem 96% de álcool e é vendido [o original] a 41,2%. A diferença nota-se! Sobretudo se a água usada for má [i.e. com muitos minerais, ou, escândalo, e provavelmente o mais comum, da torneira, que tem desinfectantes 'e tudo'...].

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home