LORENZETTI nasceu em 2oo4 em http://lorenzetti.blogspot.com Lorenzetti está fora de Portugal e daí a fraca actualização do LorenzettiCome, que cobre apenas Portugal.

Lorenzetti

↑ Grab this Headline Animator

Saturday, June 02, 2007

Gourmet?

Há coisas verdadeiramente incompreensíveis e aberrantes, mesmo se explicadas.

Tenho dito por várias vezes que Portugal tem óptimos conteúdos, mas péssimas embalagens.

Seja em edifícios, em comida ou na literatura.

No caso da comida, recordei isso mais uma vez esta semana, quando me chegou um programa de um grupo hoteleiro que incluía, num espaço de dias, aquilo a que chamavam 'jantar gourmet' alternado com 'jantar de cozinha regional'.

Isto deixar-me-ia boquiaberto [e não propriamente pelo apetite] se não fosse já banal.

É evidente que se percebe o que quiseram dizer: de um lado cozinha'moderna e sofisticada', provavelmnete de 'fusão', com grandes pratos e doses minúsculas com muita coisa bem processada e embalada [em fábrica], colorida e conservada.

A regional deve vir a encher o prato, bem natural e forte.

E claro, o preço aumenta em flecha e a qualidade nem por isso. Porque com tanta embalagem, nem é preciso conteúdo que, a existir, ficaria completamente ofuscado.

Não há paciência para estas etiquetagens. Que apenas sobrevivem porque a clientela é uma ignorância generalizada novo-rica ou nem isso, que se deixa ir na cantiga.

Será pelo simples facto de sempre terem comido 'mal'?

Suspeito que seja mesmo isso. Sem saberem o que é bom ou mau, a 'cambada' aceita e agradece a classificação 'gourmet'.

Se vem em doses pequenas e caras, deve ser bom. E come-se, sem qualquer apreciação que não seja a de elogiar Até porque costou um dinheirão e o ego não pode ficar mal.

Quando as pessoas souberem discernir o que comem não pela embalagem, mas pelo conteúdo, talvez consigam saborear o que comem. A língua, o estômago e o cérebro vão agradecer. E a carteira e a autoestima também.

Entretanto é ir enganando os patos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home