Comida Italiana... em Lisboa
cito:
Cinquenta anos de Cozinha Italiana
Exposiçao antológica
A Academia Italiana da Cozinha fundada por Orio Vergani em 1953 apresenta uma exposição antólogica que procura ilustrar o percurso da evolução do gosto e da cozinha nos últimos cinquenta anos.
A presente resenha ilustra as personagens, as atitudes e, sobretudo, os factos ligados à nossa maneira de comer, condicionada por necessidades fatais, pelo progresso, pelo bem-estar e por um mais alto nível cultural da nossa sociedade.
Ao encarar o problema da evolução da cozinha italiana no período do pós-guerra até aos nossos dias, salientam-se as diferenças estruturais, uma técnica culinária em contínuo movimento, evolução do gosto com consequente mudança das escolhas nutricionais, diversidades na interpretação da tradição e mutações profundas no tecido local.
Nestes cinquenta anos manifestou-se uma mais articulada circulação das ideias e uma profunda correlação entre a afirmação, no tempo, de uma nova forma de comunicar e de uma nova linguagem ligada à mudança das estruturas mentais.
Falar hoje de cozinha italiana ainda é arriscado, visto que em Itália continua-se a falar a linguagem da regionalização, mas a diferença traduz-se num diverso e maior conhecimento da mesma, a qual, no pós-guerra não tinha a divulgação que foi introduzida a seguir às profundas modificações provocadas pelas imigrações internas e externas.
Grémio Literário - R. Ivens 37, Lisboa
Organização: Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
Em colaboração com: Academia Italiana da Cozinha
Entrada livre
0 Comments:
Post a Comment
<< Home