LORENZETTI nasceu em 2oo4 em http://lorenzetti.blogspot.com Lorenzetti está fora de Portugal e daí a fraca actualização do LorenzettiCome, que cobre apenas Portugal.

Lorenzetti

↑ Grab this Headline Animator

Wednesday, January 24, 2007

Moléculas a saldo


O Fat Duck é o nome de topo para os foodies atentos às modas, e a 'gastronomia molecular'o leit-motif.

Abriu em Londres [em Outubro] o 'gastro pub' Bacchus,que conta com um chef português: Nuno Mendes, vindo do não menos afamado El Bulli. Como Londres não tem restaurantes portugueses de jeito, sempre é uma boa notícia ter um português metido ao barulho, ou, se se quiser, à 'molécula', que aqui inclui gelado de blue cheese e scallops com espuma de granny smith...

Fica a nota, para os interessadosm e também o facto de os preços serem mais simpáticos que no 'Fat'.

Bacchus
177 Hoxton St.
Londres

Wednesday, January 03, 2007

Ostras


Cruas e deliciosas para alguns, como nós, e odiosas para outros, para não falar do cliché / tag de 'afrodisíaco'.

Whatever.

Interessante é a reportagem publicada no Expresso de 11.11.2oo6, que refere que as ostras chegaram a Portugal das naus vindas da Índia e Japão, e que embora algumas fossem mortais [por conterem tinta dos cascos], rapidamente se tornaram num apetitoso petisco.

Tanto que passaram a ser exportadas para França, onde, em 1868, naufragou um navio carregado de ostras portuguesas. Esse naufrágio terá sido a benesse a França, que assim passou a contar com ostras na baía de Arcachon, a abrir o estuário de La Gironde.

Hoje, a coisa continua. No Sado as ostras crescem em 6 a 8 meses, uma vantagem comparativa imensa, dado que em França e Holanda levam 24 a 36 meses [!] e aqui em Inglaterra [sul] levam 4 a 5 anos e, ali na Escócia, 6...

Assim, não admira que Portugal exporte para França as ostras que, em Paris, são atacadas por turistas esfaimados. Recordo até que na Expo98 o pavilhão de França tinha o seu oyster bar... Seriam 'Portugaises'?

'Les Portugaise' é o resultado de uma ideia feliz: marca registada das ostras cultivadas pela Sapalsado no Sado e exportadas para França. Uma das empresas em actividade, por exemplo, [a Ostracultura] exporta 350 toneladas de ostras.

A última vez que as comi foi no EL, mas sugiro dois Oyster bar [haverá algum em Lisboa??] para quem está de férias ou viagens de trabalho:

Vildsvin
38 Calle Ferran [perto da Praça St. Jaume, Barri Gotic]
Barcelona

Wright Brothers
Oyster and Porter House
11 Stoney St. [Borough Market, Southbank]
Londres