LORENZETTI nasceu em 2oo4 em http://lorenzetti.blogspot.com Lorenzetti está fora de Portugal e daí a fraca actualização do LorenzettiCome, que cobre apenas Portugal.

Lorenzetti

↑ Grab this Headline Animator

Sunday, May 21, 2006

BIN 407? shoot!


Nem sempre é fácil escolher um vinho num restaurante, sobretudo quando se partilha da irritação cutânea de Lorenzetti quando vê preços estupidamente especulativos.

Inflação louca de preços de garrafas em restaurante vs. preços do produtor ou simplesmente no retalho [e.g. supermercados].

Para não falar de ser raríssimo ver bons vinhos a copo [essa batalha fica para outro post].

Isto sucede obviamente nos restaurantes de jeito nas grandes cidades.

'No outro dia' Lorenzetti teve este dilema. A carta tinha vinhos óptimos, mas estupidamente inflaccionados.

A aposta foi -- e ainda bem que foi -- para um cabernet sauvignon da Penfolds, o BIN 407.

Quando Lorenzetti tem algum receio quanto ao que aí vem e não está para cobrir margens de lucro loucas, escolhe um vinho 'certinho' [os grandes vinhos ficam para consumo doméstico].

Um vinho mono-varietal, sobretudo de castas fáceis e na moda como cabernet sauvignon [em termos de popularidade, esta casta estará provavelmente para os vinhos como o formato robusto para os charutos] não costumam falhar.

E neste caso a escolha foi muito feliz: a australiana Penfolds oferece, além do famoso BIN 707 [para os in-cansáveis guias, um dos 10 melhores cabernet do mundo] o 407, com a belíssima diferença de preço [para baixo] sem que deixe de ser um óptimo vinho.

E serviu para um jantar corriqueiro sendo dos mais baratos da lista [uns €17], dentro da mesma gama.

Recomenda-se para as alturas em que se requer um vinho 'certinho'. Com a vantagem de se conseguir em qualquer parte do mundo. Um dia destes Lorenzetti contará como se safou num certo restaurante italiano sem perceber nada de vinhos italianos [e foi italiano que se bebeu nessa noite].

Apesar dos 14% de álcool [que constam do rótulo!], o BIN 407 é um vinho nada agressivo, com imenso corpo, cor forte, muitas frutas pretas e que naquela noite dispensou digestivos: fumou-se um belo R&J no.1 continuando com o BIN 407. Fica uma sugestão de 'vinho certinho', aqui e em qualquer lado.

Boas fincas,

L.