LORENZETTI nasceu em 2oo4 em http://lorenzetti.blogspot.com Lorenzetti está fora de Portugal e daí a fraca actualização do LorenzettiCome, que cobre apenas Portugal.

Lorenzetti

↑ Grab this Headline Animator

Saturday, December 24, 2005

Do 9 ao 79


O Mezzaluna continua a ser um grande restaurante italiano. Continua a comer-se muito bem e o chef e sócio Michele Guerrieri justifica as visitas.

Mas há coisas que pecam e o serviço é uma delas, ao lado do espaço que, apesar das obras, continua exíguo, com mesas a mais, em cima umas das outras, ruidoso em conversas e até em serviço, com empregados a mexer constantemente em talheres e copos e a falar alto.

Sem prejuízo de o outro sócio, a chefe de sala e restantes funcionários serem muito simpáticos para os 'amigos da casa', há erros que não se cometem, como deixar pessoas penduradas, quase de dedo no ar [ou são mais produtivos ou contratam mais empregados] e sobretudo, marcarem mesas que depois não têm disponíveis.

Se não sabem ou não conseguem gerir reservas e pedidos de mesas específicas não aceitem reservas desse tipo por telefone.

Chegar lá e não ter a mesa que foi pedida não é simplesmente uma seca, é incompetência. Sobretudo quando a resposta é 'mas não fui eu que falei consigo... foi algum colega meu'.

Pois, colega. Supostamente são uma equipa. Comunicam e terão as mesmas qualidades e metas.

Bebidas: para aperitivo não tinham Bellinis. Um restaurante italiano sem Prosecco e pêssego? A copo só têm Taittinger, nada de Pérignon, Veuve Cliquot ou a linha clássica [e que anda fraquita, dizia-me um expert de um certo hotel de Lisboa, que no entanto diz que a Möet não é de ficar quieta e há de melhorar...] da Möet.

E vinho a copo? Nada de jeito.

Pior do que a incompetência da sensibilidade é a insensibilidade da própria incompetência. E assim andamos...

Para comer fora de casa ou vamos às tascas dos grandes pequenos amigos ou aos restaurantes dos grandes chefs e dos grandes hotéis dos grandes amigos grandes...

Tudo o que está no meio [quase todos os restaurantes, sobretudo os da moda] são uma profunda perda de tempo, de gosto e de dinheiro. É 8 ou 80. do 9 ao 79 é lixo.

Thursday, December 01, 2005

Há quem lhe chame especulação...


... há quem lhe chame chulice.

Modas e emergentes...

'A trufa branca difícil de encontrar, atinge neste ano de 2005, cerca de 5.000 euros o quilo'.

Assim refere o útil site Chefes de Cozinha, que recomenda em Lisboa, para apreciadores de trufas, o Cipriani (do Hotel da Lapa) e o Eleven.

Pelo Lorenzetti, preferimos a Galeria, de Gemelli, ali na Rua de S.Bento. O espaço não é perfeito, mas os pratos são.