LORENZETTI nasceu em 2oo4 em http://lorenzetti.blogspot.com Lorenzetti está fora de Portugal e daí a fraca actualização do LorenzettiCome, que cobre apenas Portugal.

Lorenzetti

↑ Grab this Headline Animator

Friday, October 28, 2005

l u c a


Luca é um restaurante de Lisboa.

Um razoável restaurante italiano, com uma certa adaptação aos gostos dos Portugueses e fugindo um pouco à ideia de que em Itália só se come pasta: ideia de maus restaurantes italianos e de consumidores pouco conscientes ou, simplesmente, com características que não sei quais...

Sei no entanto que o Luca is well worth the visit, e em faço várias, porque dá jeito aos almoços.

O Luca deve o seu nome a um dos (creio) sócios, o único (creio) que está em Portugal e trabalha diariamente no restaurante. É, digamos, o gestor omnipresente.


Abriu há uns bons meses e já posso falar dele com mais solidez.

Continuo a ser fã da cozinha [coisa rara, pasme-se, nos restaurantes dos últimso tempos que, sendo muitas vezes 'giríssimos', têm serviço péssimo e comida a condizer].

É cozinha correcta, imaginativa, não minimalista, consistente. Serve todos os sentidos: não espanta a vista [pelo menos de desagrado], não espanta o palato [idem], nem a fome grandiosa !

Outro must é o preço. É muito barato [ou serão os outros caros?] para a qualidade da comida. E usemos a palavra comida: é disso que se trata - é um restaurante onde se come bem. Sem grandes voos [não seria um restaurante para jantar, sobretudo fora do 'normal'], mas muito bem.

O ponto mau, direi mesmo, mesmo mau é conseguir lugar calmamente ou ver cumprida a reserva ao almoço. É o caos. É bom porque dada a dimensão da sala e bom aproveitamento do espaço, os lisboetas [ou alguns, mas ainda um número simpático] andam a comer bem. É mau porque se espera, o que num restaurante é fatal, sobretudo ao almoço [hora de pressas, onde à fome soma o stress] e das duas uma: ou se aceitam reservas ou não. E ou se diz às pessoas que o tempo de espera é rápido ou não. Se aceitam reservas, estas têm de ser cumpridas. Se não aceitam [e muitos restaurantes optam por isso ao almoço, pelo menos] o cliente que quiser espera, mas tem direito a ter uma expectativa de tempo previsto...

Isto não tem sido cumprido, ou então tenho tido [muito e muitas vezes] azar. Neste caso dá-me pena, porque a comida é boa. Espero pois não ter de fazer como no caso do Café 3, onde deixei de ir, porque fiquei com reservas penduradas e onde a espera é caótica, para cozinha não extraordinária. Isto ao almoço de semana, então, é morte certa. A não ser para quem apareça às 12h ou às 16h ou seja hiperamigo de alguém... Enfim, deixei-o para último recurso e nunca ao almoço de semana.

Mas não gostaria que sucedesse isso com o Luca: ORIENTEM-SE!

E quanto a quem lê e não tem nada a ver com isto: visitem o Luca, vale mesmo a pena. É que cumpre o mito: sem ser nada luxuoso, é confortável q.b., sem ser Michelin, a comida é óptima e sem ser senha refeição, os preços são bem amigos.

Ala.

[ 21 315 02 12 ]

Thursday, October 27, 2005

Master em Gastronomia :]


A Universidade de Ciências Gastronómicas [!] abriu as inscrições para o master em Ciências Gastronómicas e Produtos de Qualidade.

O Master terá início a 6.3.2006.

As inscrições e testes de aptidão deverão ter lugar até 28.12.2005.

QUem estiver interessado já sabe, ver o site indicado acima e aqui...


...ou escrever / ligar para:


Segreteria Master
Università di Scienze Gastronomiche
Piazza Garibaldi, 23
43052 Colorno
Tel +39 (0)521 811111
Fax +39 (0)521 811100
E-mail master@unisg.it


Obrigado ao Slow Food Movement pela informação. Quem se candidatar avise Lorenzetti; disponibilizamos um espaço para notícias / notas pessoais sobre o curso.

Wednesday, October 05, 2005

A acabar o Verão




...um número 1 da série D da Partagas, bem forte, para um momento calmo, não necessariamente solitário, e muito bem disposto.


Apesar de o Robusto ser o formato mais badalado da série D da Partagas [o n.º 4], cai-nos bem melhor.

Monday, October 03, 2005



A casa acaba de abrir.

A expectativa é alta.

Para já, agrada e recomenda-se.

Marinadas